Aplique de cabelo amarrado

Aplique de cabelo amarrado

Deseja ter aquele cabelão mas de uma forma mais fixa no cabelo, que você não precise ficar colocando, tirando e colocando novamente cada vez que for lavá-lo? Nesse caso o aplique de cabelo amarrado é o método de aplicação mais ideal para você!


O aplique de cabelo amarrado é uma técnica de aplicação em que o aplique é fixado na cabeça fio a fio. Também conhecido como nó italiano, esse é um método de aplicação mais fixo e que precisa de manutenção a cada dois ou três meses, pois nesse período, a raiz já vai estar um pouco mais crescida e o aplique pode ficar aparente, com visual não muito agradável ou causar certo incômodo.


A técnica de aplique cabelo amarrado ou nó italiano é feita com pequenas amarrações em mechas mais finas (mas também não tanto) juntas as mechas do aplique e geralmente a parte superior do aplique é grudada com cola de queratina. 


Hoje iremos falar um pouco mais sobre essa técnica, cuidados, prós e contras e muito mais! 


aplique de cabelo amarrado - Cuidados

Antes de tudo, certifique-se de que seu cabelo esteja tratado. Se seu cabelo estiver danificado, não vai cair bem com o aplique, já que ambos precisam estar o mais parecido possível um do outro e certamente, o aplique terá um aspecto saudável. Se seu cabelo não estiver tratado, faça um bom cronograma capilar profissional e só depois coloque o aplique de cabelo amarrado


Sua raiz precisa estar limpa e seca antes de colocá-lo. A oleosidade natural do cabelo presente no couro cabeludo atrapalha no momento de sua aplicação. Também faça bons tratamentos em seu couro cabeludo com produtos específicos para ele. Isso ajuda a evitar caspas e outras doenças capilares que podem surgir após a fixação desse aplique, como resposta do seu couro cabeludo ao procedimento feito.


Ao desembaraçar seu cabelo, penteie com muito cuidado e use escovas raquete específicas para alongamentos. O mercado oferece o tipo de escova própria para quem usa apliques, ela possui as cerdas diferentes das escovas que estamos acostumadas a usar, com bolinhas na ponta e tudo mais.


Mantenha seu alongamento hidratado. Faça um bom tratamento pelo menos uma vez na semana ou de acordo com a indicação do fabricante, já que alguns apliques não precisam de muitos tratamentos contínuos ou nem precisam de tratamento.


Se você evitar ao máximo o uso de fontes de calor, como chapinha, escovas, secador e babyliss, mais tempo seu aplique vai durar.


Banhos de mar ou piscina: Como esse tipo de aplique não pode ser simplesmente retirado de seu couro cabeludo, você precisa tomar muito cuidado ao entrar em mar ou piscina. A sua raiz não pode ficar molhada ou úmida por muito tempo, isso contribui para dermatite seborreica, pois aumenta a proliferação de fungos (digo por experiência própria, pois já presenciei esse tipo de caso).


O ideal é evitar molhar seu cabelo.  Portanto evite mergulhos e não deixe que ninguém jogue água em sua cabeça. Carregue sempre um protetor solar para cabelos e um creme multiuso que proteja seus fios do cloro da piscina ou do sal do mar (alguns desses cremes multiuso formam uma película protetora que encapa o fio, dando a ele proteção desses agentes presentes na água. 


Para saber se o creme multiuso escolhido tem essa tecnologia protetora em sua composição, basta ler o rótulo.


Lavagens: Ao lavar, você pode utilizar os mesmos shampoos e condicionadores que já está acostumada, a única ressalva é não ser bruta no momento de limpar seu couro. Lave suavemente em movimentos circulares, com muito cuidado e delicadeza.


Finalizações: No momento de finalizá-lo, tente não usar secador ou qualquer outra fonte de calor. Se possível seque apenas seu couro cabeludo e deixe o resto do cabelo secar naturalmente. De resto pode finalizar da mesma forma que fazia antes.


Prós e contras

E agora vamos falar um pouco sobre os prós e contras em usar esse tipo de aplique de cabelo amarrado


  • Ao usar esse tipo de aplique em excesso, você fica mais suscetível a contrair uma alopecia chamada alopecia por tração. Essa alopecia acontece pelo ato de tracionar os fios, ou seja, puxá-los demais. O couro cabeludo é uma área sensível da cabeça, e deve ser tão bem cuidada quanto os fios. O ideal para quem usa apliques é não amarrar tanto o cabelo, nem fazer penteados que vão puxar muito o cabelo.

Não é algo tão preocupante pois se você tiver os devidos cuidados e manter seu aplique e seu cabelo saudável, do couro até as pontas e respeitar seu tempo de manutenção estará tudo certo. Mas evite usar apliques em excesso. A alopecia por tração tem cura em muitos casos, mas até o cabelo crescer novamente, o visual não fica tão bom.


  • Você vai precisar se adaptar a uma nova rotina  para manter seu aplique de cabelo amarrado já que esse método exige cuidados mais específicos. Então se você está acostumada a usar muita chapinha, muito secador, dormir de cabelo preso, esquece! Depois que você colocar seu aplique, esses hábitos precisam ser deixados de lado para não danificar a fibra e você perder todo dinheiro que gastou com o aplique.
  • Os cuidados também dependem muito da fibra do aplique. Então antes de tudo, busque se informar sobre.

Agora vamos falar sobre os prós!

  • Autoestima renovada
  • Não vai precisar colocar o aplique a cada vez que tirá-lo, até porque não vai precisar tirar ele de sua cabeça.
  • Você vai poder escolher a cor que quiser para seu aplique, assim pode ter mechas, ombré hair e outras técnicas de coloração, sem danificar seus fios naturais.

Espero que tenha gostado do artigo e que de alguma forma, ele tenha sanado suas dúvidas e você possa cuidar de seu aplique de cabelo amarrado da melhor forma! 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.